quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Qmenicado Há IMprensa





Um
Dois                                           
Três
Quatro
Xinco
Xeis
Xete
Biba a noxa caminete!

Qe é istu? Preguntam vocemecês. Eu, Hortencia do iselindo e Dona ÒLga Tronchuda, por parte do marido o tronchudo estamos a ir numa fruguneta alugada ao Farreca prá Madeira pois então. Num queriam la ber então o noxo panatroxinador a construir uma auto istrada prá madeira e as belhotas num se iam aprobeitabar da Xulidariedade pra ir pla primeira bez, oubiram bem pla primeira bez, paxar uns dias nos lárês da Treceira Indade lá da Madeira? Claru que aprobeitamus logo. Nós e aqueles xenhores que gostam de parecer protrás e ao ladu do noxo patroxinador ou num fossem eles todus conhecidus cumu famoxos sulidarius pois intão. Sumus duas belhotas muito pra estas coixas da Xuliaridade. Axim Cumpramus umas rosquilhas, proque a incomenda cu a brôa de Abintes prometida plo sinhor capitau Sarafim da Silba nunca mais cheiga, estamus a modos que disconfiadas que era tudo uma grande tramóia du sinhore capitau, e prontus desbiamus umas garrafitas da adeiga do sinhore directore cá do lare e ai bamus nós na auto istrada ate lábáixo há Madeira. Inda fomos ao mapa ber onde é que ficaba a tal Madeira. Bimos que ficaba pralém du Algarbe e que era prexixo um barcu mas cumu o sinhore Patroxinador dixe que ia fazere uma autoIstrada e´proque ela tá feita num é? Praquê alugar uma traineira pra ir pró bailinhu? Xó temus pena duma coixa o sinhor Marx, cruzes credu sinhor jurnalistas num é exe é o da Madeira. Oubiram o Marx da madeira - o da Mula da Conperatiba já istá a fazer cumpanhia ao mê Iselindo e ao TiTrochudo, a Olga até lhe bem as lágrimas aos Olhos quandu dele se alembra, o que bale é que xão pouccas beizes senão tinhamus chuba coitáda. E Prontus sinhores jurnalistas la bamos nós de fruguneta prá madeira do funchal que o sinhor patroxinador é uma amore cá prás belhotas. Quistu da Xolidariedade é ,uito importante sim xenhora, até puxamus um ar de belóriu num é ! é pra nus lebarem a xério, que a gente cá xomos umas belhotas xérias, a gente num gósta é que nus tomem por parbas. Inda agoira estamus aqui a penxar com que é que xe cosntroem auto istradas é com xolidariedade? È? Hum bem me aparecia. Biba à cusntrução cibil. è que nós xá bimus tanta xulidariedade pra istu e prá quilo e nunca bimus nada aresolbidu. Ou intão xó é resolbidu paxado munta tempu que já ninguém S'ALEMBRA .EXa é que É Exa e mai nada! A Dona Òlga inda quis que o tintulo foxe "é xó faxada", mas ficou u "Qmenicado Hà !mprenxa" cá da Figeira que xão todus a puxar prá garbatinha e pró xapatinhu engraixadú.
Ora bamus lá:
Um
Dois
Três
Sete 
Biba a noxa frugunete.

10 comentários:

Martinha Lacerda disse...

oportunistas...

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

ai que bocemecê arrescucitou dos mortus mólher, parece uma axombração. num me diga que também resolbeu pracer para ir ao belóriu? Ia-me adesligando o pacemáiker. Credu! birgem dos navegaintes.

Martinha Lacerda disse...

mas isto e muito dificil... o que metem valido e a ajuda da graciete

martinha lacerda

Olga Tronchuda disse...

Ó hortenche quem ta mandou enxinar a Martinha a mexer na intramete?
Agora bai tu aturá-la, houbiste? e num m'axateies.

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

Ó òlga a xente tá belha já temus paxi~encia até demais. E oube lá ela num aprendeu cunnoscu a mexer na intramete foi ela xóxinha cuando andava a ber se catrapiscaba alguém xeitoxo naqueles sítios ca gente xabe num é?
Beijinhos da Hortênsia

Serafim da Silva disse...

Minhas queridas amigas,
Já estava com saudades vossas, mas estive um pouco engripado e o Sr. Doutor aqui do Lar resolveu dar-me a vacina da gripe A B C D ou o raios que partam o nome, perdoai a linguagem mas passei tão mal, tão mal que dou graças a Deus o quarto ter casa de banho privativa, pois foi onde estive mais tempo, sem ofensa mas foi a pura das verdades, fiquei tão fraco que só o cházinho e as torradas que me vinham trazer à cama ajudaram este velho a levantar-se da cama e deixar a casa de banho livre por uns tempos.
Não estou esquecido da visita, mas o tempo não tem ajudado nada, e o rapaz que vai conduzir nem sempre pode, mas já está tudo combinado, ai por meados do mês que vem as minhas amigas vão puder comer a broa e beber o bom vinho do Porto, que e passo a vossa expressão também sou amigo do Director do Lar, e ele quando soube, porque desabafei com ele para lhe pedir uns conselhos pois já não estou com Senhoras tão bonitas e prendadas há muito tempo e pedi-lhe umas "dicas" como diz o meu Joãozinho, o neto do meu amigo, o que me fez entrar neste bendito mundo da blogosfera, e o Senhor Director bom Homem, arranjou-me umas garrafas de um vinho do Porto especial das caves de um amigo dele que por acaso até é sucateiro, mas herdou aquelas caves e faz um vinho só para os amigos e para mandar para o estrangeiro, e também vão provar os doces, e já agora ver-me a mim em carne e osso, sem ofensa mas estou cá numa ansiedade tão grande que até me custa a adormecer.
Um grande beijo nas mãos de tão belas Senhoras, deste vosso amigo com todo o respeito,
Serafim da Silva

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

Sinhore Capitau:

Estemamos munto a sua cartita xim xenhora xenhorê capitau. Mas num se esquexa que xomos duas biúbas ónestas e a coixa tem de ser feita cumu debe de xer. nadinha de dar nasbistas quistu aqui é xò linguareiras e cuscubilheiras. Bão todas áli pró PARAÍXO que belha estraida de Cuimbra fazer de conta que xão ónestas mas a gente as duas xabe cá de coixas caté, bem paxemos à frente quistu agora num interexa nada não xenhora. C á nu lare chamamoslhe as biubas birgens cóitadas das moiças.Desculpe o sinhorê capitau o aparte mas estaas coixas xão pra ser xabidas pra que o xinhor quandu cá bier num xe perder na noxa cedade. Góstamus de xaber que a xua pribativa lhe foi de munta utilidade xim xenhora. Cá só temus uma pribatiba pra doze. bneja-nme lá esta bergonha sinhore capitau. Xe o xenhor pódesse traxer uma das xuas ficabamus iternamente agraidecidas póis intão. òlhe até lha damus um conseilhu escuxa de bir carregado cuma s botelhas de òporto sinhore capitau amnade-as plo currei que elas bem cá ter adireitinhas xim xenhora. Axim bem as botelhas à frente e o xenhor pode bir atrás delas que num nuis faz lá grande diferexa póde o senhorê capitau ficas adescanxadu. E num se isqueça da linguinça e da broa de Abintes.
Sumus suas eternas admiradoiras xe cá bier abise ze nus cum antexedencia qué prá nós arejarmus o lare e dar mus uma limpexa á adeiga do sinhôre direnctôre du lare, adeus e inté ao seu regressu. sinhore capitau sr. Serafim da Silba
ax xuas marinheiras

Serafim disse...

Queridas amigas,
É com enorme prazer cada vez que abro este "livro" de metal, plástico ou outra modernidade qualquer, e vejo o vosso comentário.
Fiquem sabendo que estou muito constrangido por estarem num lar onde só existe uma casa de banho, nos dias de hoje onde falam tanto que os velhos devem ser tratados com dignidade isso não se faz. Pois eu, sendo assim até já me considero um sortudo, pois além da casa de banho, ainda tenho uma pequena salinha só minha com uma varanda, uma TV, uma secretária onde tenho o computador e uns sofázinhos, onde espero que as minhas amigas quando cá vieram se sentem a tomar um cházinho, ou o que preferirem. Estou um bocado triste por as minhas queridas amigas preferirem que mande o vinho do Porto primeiro e depois vá eu. Deu-me a entender que não estão com muita vontade de me conhecer, pelo que fiquei muito desgostoso, mas assim farei, mandarei o vinho, uns salpicões que aqui perto na mercearia do Ti Julião ainda os fazem caseiros e são uma especialidade e a broa, e então quando as minhas amigas me quiserem ver estou ao vosso dispor, é só mandarem dizer que eu irei.
Atenciosamente, este vosso amigo
Serafim da Silva
P.S. (não é Partido Socialista) pois não vou fazer nenhum discurso, vou só dizer que não vos preocupais com as virgens do lar, pois no meu tempo em que andava a combater os turras, virgens comia-as eu ao pequeno almoço, e olhem que de certeza eram bem mais tenrrinhas que essas. Pois ficais descansadas que o Serafim da Silva é um Homem honrado e só tem olhos para as minhas amigas.

Martinha Lacerda disse...

Cuidadinho... Olhem que este fulano andou la pelo meu belogue a arrastar a asa

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

Sinhor Capitau Sarafim da Xilba
Nóis já estamus é de malotes habiadus pra ir pró larê do sinhore Capitau. Num xe arraija ai prós xeus ladus um lare axeadu e baratinhu para meia dúxia de belhotas? Adesculpe-nos as palavras axedas mas cumu bimos vossa mercedes a bisitare o larê da noxa amiga ficamus cum apulga atras das oreilhas num é. E cá a gente cum ómes honradus sinhor Capitau é que é. Onradus e bem falantes é que é. Ui sumus biubas mas gustamus de munta múxica e de mimus. Ó òme num precixa de ficar nesses prepairus tenha calma e quantu ao xalpicão a morada xegue via curreio azule que é o mais rápidu qui incontramus aqui na Figeira da Fóiz. Por acasu o noxo Capitau também num é dóinu dalgum barquitu? Arranjávamus lhe aqui poiso e sempre podíamus ir dar uma bolta de barcu no riu e ber a Xentral termu-inlétrica que é uma oibra noba do gubernu cá na terra. De Xucateiros também à proaqui alguns mas num cunhecemus ninhum com quintas xó xe for oitras coixas. Benha lá cum cara alegre e mesmo trópegu ca genti arriba a coixa sinhor capitau. e xe o xinhor quixer também conbidamus a noxa amiga Dóna Martinha dos lacerdas pró baile de xá friu e também a mólher do xenhore Direnctorê. Num tem probrema algúm cunóscu é axim e ósdepois logu xe bê.Intendeu? Istou-lhe axim a picare o óilho. perxebeu xeu malandrecu ónestú?

As xuas marinheiras