terça-feira, 8 de junho de 2010

O belogue quingraxa o cágado


Aqui no lare andamos a modos c’ apreinsibas deribado da Hortenche andar muito caladinha e num dijer nada. Um dia destes estibemos a aspeculare e a Flismina dixe que a Hortenche em calhando deve ser apoiante do Manuel Alegre e pru solaridade num debe de dijer nada. Pruque o home tá numa poxição muito feia, parexe os amaricanos no Iraque ó nu Feganistão. Xe diz qué das isquerdas os socialistas num botam nele, se diz que apoia o goberno os bloquistas num botam nele e se ouber segunda bolta o home tá lixado pruque os cumenistas axo que bão todos prá praia. De maneiras cu home tá mesmo perdido de todo, debe de andar axaranpantado. O Louçã diz que o apoia e óspois fala sempre contra o goberno qué do partido dele. O home bai paxar-se, debe de andar muito confujo.
Mas à uma coisa que me tá a xatear e a Hortenche aquando intrerromper o xilênxio dela tamém bai paxar-se.
É que o xôr Rui Beja no belogue dele, Rua da Liberdade, dixe que o belogue “Album figueirenxe” é o melhor belogue da Fingueira e nós num concordamos pruque ele desconxidrou o noxo qué, num desfajendo, muito bom.
Mas exe belogue do xôr Rui mais parexe uma guarda printoriana da beraxão do PS pruque ele só tá bem a dijer bem deles. Uma bez caté dixe que a rua da Liberdade tá muito mais limpa pruque as folhas das árbres já num caiem pró xão. Nós até pinsamos que a béraxão tinha feito comu o prixidente lá de Maiorca que podou as árbres com uma motoserra mas num é berdade, as arbres da Rua da Liberdade tão carregadas de folhas.
Aquele belogue mais parece uma sexão de engraxamento público pruque o álbum figueirenxe é do sinhore bérador da cóltura e há mais dum ano que num dá uma, querxe-se dezer, num antualiza o belogue. Atão xe num é utilizado como é que é o milhor? E é um belogue que xó cupia as letras de outros sinhores (ainda pru xima, num desfajendo, do tempo da oitra senhora).
Mais balia o xôr Rui cumprar um cágado e dar-lhe graxa a ele.
Ao cágado, claro. Num sejam mal intendidos.

Sem comentários: