sábado, 20 de fevereiro de 2010

as contas da merxearia du bairrú

                                                   O ali be a bá duma Xindi-cancia
المغرب يرفع إنفاقه على التسليح إلى أرقام قياسية خلال 2006


احتجاز الرئيس ممادو تونجا من قبل مجموعة عسكرية


أويحيى يقيل منسقي أربع ولايات


المطالبة بإقالة رئيس الموساد بعد كشف تفاصيل اغتيال المبحوح2007


حساسيات وخلافات الزعماء تؤجل حلم ''مغرب الشعوب''


هدية زيزو تصل إلى بلديتي بوخليفة وتيشي ببجاية2008  


عمال التكوين المهني في وقفة احتجاجية في مارس المقبل


عبد المالك زياية يغيب عن ''داربي'' جدة


2009 وزارات تريد بسط يدها على التعاضديات الاجتماعية للعمال


شرطي من الاستعلامات العامة يتاجر في وثائق رسمية


اتحاد الشبيبة يعقد مجلسه الوطني لتجريم الاستعمار


''مبادرة الجزائر بتجريم الاستعمار ضرورية''


موبايل موني جديد كيوتل القطرية


صياغة تقرير القرض السندي دخلت مرحلتها النهائية


اتحاد البليدة وشبيبة بجاية في الواج

Vocemeçês Intenderam? An? Num conxeguiram?. de xerteza? é que é fáxilissimo. Xegundo reza o ali be á bá serbe para apertare o piscoçu aos que gobernaram a merxearia, Axim arraija-se a mexma disculpa que eles já habiam arranjado. A culpa dos cófres rotos é sempre dos oitros que bieram atrás. Mas é prexixo fazere cointas. ou de cointa. Qué a mexsma coiza. Dús que istão prá trás. parece fáncil num é? Pois. Mas num é. Dá  munto-trabalhu. É precixo descubrir u que xá xe xabia. Por ixemplo onde ficaba u esconderiju du Ali Be à Bá e dos cuarenta ladrões? E axim por adinte cumu diziam os noissos falexidos. Ó Olga poi lá o sinhôr Pilinhas a cantare outra bez.......... quistu de xer tenor cá du bairro num é fácile.

6 comentários:

Olga Tronchuda disse...

Ó hortenche tás a brincar mas caté as contas dão xerto.

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

E adeitamonos nóis ás xinco da manhã pra ficar tudo certinhu. Xim xenhora e num te eisqueceste-te da proba dos nobe. O que nos baleu foi a cópia da xabe adeiga do sinhor directore.

Olga Tronchuda disse...

Presentaste as contas de merxaria e num fizeste o orxamento pra este ano, molher? que cabeça é a tua?

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

Istou na cuzinha a prepara-lo. Ora bem até cá que já bez o orxamento a sair du fugão.

serafimdasilva@sapo.pt disse...

Queridas Senhoras, permitem que as trate assim, é sem maldade, embora tenha muita curiosidade de conhecer pessoalmente a D. Ti Hortênsia do Iselindo, pois pela fotografia parece uma bonita mulher, já na idade do Outono mas ainda muito fresca. Vejo que é apreciadora de um bom vinho, quando nos encontrarmos, o que espero que seja breve, pois estou a pensar em ir visitar essa bela praia da claridade e levarei comigo umas garrafas que tenho aqui guardadas para uma ocasião especial, que será encontrar-me que tão bela senhora.
Quanto às contas da mercearia, não puxe muito pela cabeça, pois hoje em dia tanto faz somar como dividir o dinheiro nunca chega, mas para umas senhoras tão simpáticas e desculpai-me a D. Olga Tronchuda e tão bela como a D Hortênsia (tal como uma flor, Hortênse, ai)bom, levar-vos-ei umas garrafas do nosso bom Vinho do Porto, aquele que até fica o copo avermelhado, umas broas de Avintes ainda cozidas de forma artesanal, e para nos deliciar-mos com o vinho do Porto uns "Velhotes da Braguesa" um doce maravilhoso, cujo segredo ainda fica com quem o fabrica, é feito à base de pão doce com ovos e açucar, simplesmente deliciosos.
Assim que tiver tudo combinado, pois embora tendo carro, já não conduzo, terei que falar com um rapaz que em bons tempos foi meu chauffer, e ver quando é que ele me pode levar a ver tão doces simpatias.
Até lá, um cumprimento caloroso e amigo deste ao vosso dispôr
Serafim da Silva.
Ah e aproveito para dizer que não fui da guarda fiscal, terminei a carreira militar reformando-me com a categoria de capitão, foram muitos anos de espera para subir de categoria, mas fui com muita honra um dos que subiu por amor às medalhas e às armas.
Até breve queridas amigas.

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

Caru Maijor Sarafim da Silba:
Munto estimámos a xua cartinha. Nóis por cá bamos de xaúde, embora os hóspital esteija em obras, e o noxo capitão do vinte cinco de abril cumú bai? De xaúde também? Esperamus que xim. Agora desculpe-me exes despropositus com am inha pexoa. Lá que traiga a broa de Abintes binho do Portu mas não traiga mais belhotes da braguesa que o lare está cheio. Num cabe cá mais nigém. Já cá tentaram arranjar lugar para o directore da Camâra mas num há. Bai ter quir para oitro lare. Apareça que temus cá quem isteja mais interessada qui eu em arranjar um capitáu militare. Quanto à praia noxo capitãu bamus por partes sou biúba mas num sou parva. O mê Iselindo sempre me dixe ixo. Praia só receitada plo médicu. Ora cumu o médico do lare está debaixa até ao Outouno este anu num á praia. Agora se quixer ber as bistas esteija à bontade. Estremus à xua espera.
Abraçus desta que se axaxina Hortensia do Iselindo e restante pessola do lare. Num se esqueiça de trazer a linguiça meu Capitau quando bier até cá á Claridade. Inté á prchima´senhor Capitau Sarafim da Silba.