domingo, 14 de fevereiro de 2010

Memórias do cárcere

De modos que castámos no castigu. Axo munto injusto purque até foi pur uma boa cauja. Mas caté que num é mau de todo. A Hortenche trouxe o portátel dela, é daqueles piquenos mas num é o magalhães, inda num deram o magalhães à terceira idade. Axim bamos indo e paxamos o tempo na intramet e na beloguesfera ficamos a saber que bai haver eleixões para a conxelhia do peéxe e que já há dois candidatos.
Axo que o Paredes debe ganhar, se ele repetir o porco no especto das últimas eleixões, purque coa crise num sei se me estão a perxeber, num é? A menos que o outro candidato, o Portugal oferexa, xei lá, um rodichio ou um cojido à portuguesa, axim as coisas ficam mais inquilibradas. Quem num disse nada deste importante acto e nós aqui ficamos todas admiradas, foi o xenhor do belogue Pliticazinha. Eu caté axo co belogue num se debia xamar axim purque aquele xenhor sabe munto daquilo que fala, até a Graciete, a amiga da Martinha Lacerda, dixe quele num diz tudo, xó diz o que lhe apeteche. A gente cá penxa qué munta modéstia do xenhor xamar ao belogue pliticazinha purque caté tem munta cólidade. Mas penxo da maneira quele fala do PS, tá sempre a bater nele, quele é do PSD, como o meu falcido tamém era. Eu é que num ligo ninhuma à plitica, tou cumo a Gitrudes, icho de partidos são todos inguais, benha o diabo e que escolha, desde o PP aos comenistas, beloquistas, incologistas, sochialistas, é tudo ingual.
Mas tamém num axo bem estarem sempre a bater nos xenhores, ele é os jornais, a telbisão, a posição, axo que debiam deixar os xenhores gobernar em paz. Até foi para poderem gobernar em paz queles quizeram tomar conta dos meios de coumunicassão.
Bem, num é tudo, aqui nadéga tamém fomos probando as pingas que o xôr directore cá tem. Querem lá ber que lá bem outro castigo? Atão bimos uma garrafa que se chamaba quinta da cartuxa, é lá do alanteijo e a Hortenche chamou-lhe um figo. Eu caté fiquei a modos cadmirada purque o binho às bezes até se faz com ubas mas prontos. Mas tem cá um que se chama cabexa de burro (bem lá estão boçês a levar para o mal, num estou a falar mal do béreador da cóltura, lá purque é por cauja dele que práqui támos), chama-se mesmo cabexa de burro, é lá de chima do douro, foi a que eu gostei mais.
Não bos xateio mais purque boçês tão a se preparar para a folia. Se num nos birem por lá é purque o xenhor director inda num alevantounos o castigo.
Até ber, cridos.

PS: Axo munto desilegante que toda a beloguesfera figueirenxe num tibexe dado os parabens à ti Hortenche purque ela conxeguiu obter o xertificado de cólidade atribuído pela E.R.S.C. cumo podem obserbar lá em chima no lado esquerdo. O "Enxidos Regionais da Serra do Caldeirão" (ERSC) axou que nós ambas as duas temos enxido munta bem este belogue e vai daí atribuiram o xertificado.
Mas num deixo paxar a desilegância dos xenhores dos belogues. Tanto mais que a Hortenche tamém conxeguiu uns pantrocínios que dão munta jeito.

Outro PS: Agora a Hortenche - anda cá ó Tenchinha, ensiname aquela coisa das letras azules - baime enxinar a por as letras azuis para boçês berem a Pliticazinha.


Já está. Bai ser aqui. Ora carreguem no azul e bão ter ao belogue do xenhor da pliticazinha.

4 comentários:

Martinha Lacerda disse...

Ai Dona Olga, dona Olga, atão sodades do PEIXESDE!.. Ou serão do seu falcido?..
A comadre anda cofusa!...

rgs disse...

Quero felicitar a Ti Hortênsia do Iselindo e a Olga Tronchuda, pelo magnífico blogue, já certificado pela ERSC.
Este blogue, mais não é que a prova provada, de que efectivamente, as velhas, têm a língua bem afiada.
Continuem a exercitar o reumatismo.

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

Ò Dona Olllllllga mas benho te dinzere que é uma bergonha isto de espreitar plas fichaduras, até porque é muito difincíl os buracos são tão pequeninos, mas o Péense figeirense alembra-me os filmes daquele ator intaliano do nosso tempo - Antonio Griffo Focas Flavio Angelo Ducas Comneno Porfirogenito Gagliardi de Curtis di Bisanzio - o Tótó alembras-te? que éram senpre 1 grande confusão. ò Olga tu adesculpa-me de ter andado a beber o cabença de burro do sinhor directore mas se o mê Iselindo fosse bibo este carnabal tinha sido uma fona. Num te esqueças de bir cedo pró lar.

Ti Hortênsia do Iselindo disse...

Estava aqui a labar a dentadura e alembrei-me do que tu dixes-te sobre O PEIÉSEDÊ, o teu falecido era muito de acordo cum as propostas daquele doutore do Portu, num era? O meu Iselindo inda ia andando pegado cum ele por causa dixo, tenha o deus, é que tu estás carregadinha de razão molher. è tudo a mesma córja cumu dezia o mê Iselindo, Ó òlga a Cartuxa num era no cartaxo?